maio 25, 2006

O que vem a seguir...

Tenho uma questão fundamental que quero colocar e procurar uma resposta que me satisfaça, hoje ou amanhã...
O que é que raio acontece ao longo do tempo que dita a nossa breve existência nesta bolinha azul?
Há quem lhe chame o destino, outros Deus, a linha da vida escrita na palma da mão, e eu continuo sem perceber...Na natureza, as coisas acontecem porque têm de acontecer, não tou a ver o meu piriquito azul a pedir a Deus que lhe ensine voar... ou uma leoa esfomeada conformada com o facto de não conseguir apanhar aquele veado"É o destino!...".
Daí também me podem dizer... Ah por isso é que somos diferentes dos animais irracionais...está certo...mas coisas acontecem...pura e simplesmente...a natureza dita a época da reprodução, da hibernação, das chuvas, do calor, das marés vivas, da menstruação, do nascimento, da fome da respiração e está tudo no mesmo saco! E realmente nada disto acontece por acaso...tudo isto pertence a uma lógica existêncial. É uma constante de compensações...Então mais uma vez pergunto: Porque raio para os humanos a razão há-de ser o destino ou Deus ou outra coisa qualquer? Temos sempre de responsabilizar alguém por tudo o que acontece à nossa volta?Porque não aceitar simplesmente as coisas como elas acontecem? Se pudesse mos responsabilizar realmente alguém, já estaria torturado, morto e enterrado coitado! Não é por isso que tudo deixa de acontecer imprevisivelmente como um furacão, ou um tremor de terra? A responsabilidade é exigida quando algo de mau acontece...podem me dizer também que na igreja se agradece o que acontece de bom na vida a esse tal deus...não me parece nada...o que me parece é medo de, "se não lhe sou grata vou ser castigada...se não meto uma velinha não olha por mim...às sextas não como carne e aos domingos tenho d ir à missa...epá!!!" Eu prefiro pensar se não tenho pessoas que gostam de mim, algo fiz para isso acontecer... se tenho sucesso na vida é porque de alguma forma fiz por isso...se não gosto de mim não vou gostar de ninguém...e se alguma coisa de mal acontecer vou ter de me desenrascar!!... como diz alguém que admiro muito..."Eu sou de acções e não de contemplações."
Pensando na ideia das compensações, para algo de bom me acontecer, algo de mal tem de acontecer a alguém! Então que legitimidade tenho eu de desejar a mim própria toda a sorte do mundo e felicidade sabendo que vou sacrificar alguém?É confuso...e daí me parecer que é melhor mesmo deixar tudo acontecer no seu tempo porque nunca se sabe quando um leoa esfomeada nos tira a vida simplesmente porque tem fome!