janeiro 26, 2007

Metaforicamente falando, como nos desenhos animados...

Era uma vez...
Dois ratinhos de laboratório, escolhidos para a concretização de uma experiencia com um fundo didactico. Uma caixa, com um labirinto dentro que se resolvia facilmente visto de cima, uma porta de entrada e uma de saida. Os ratinhos são postos à porta juntos e pensam: " Dois narizes juntos cheiram melhor que um. Se não nos afastarmos vai ser canja!" A porta abre e eles entram... um labirinto cheio de cores, cada parede era um arco-iris lindo e hipnotizante! Os ratinhos, nem olham um para o outro (disseram-me uma vez que chega a uma altura que nem precisamos de falar que o outro já sabe tudo...mentira!) e entram. Com algum receio andam, sempre com o nariz colado no chão para nunca se perderem, nem ao objectivo de chegar ao fim sem problemas, porque afinal aquilo é fácil! O pior é as cores, fica confuso....mas é lindo!
Algo perturba o ratinho e o faz parár, sem se ter apercebido perdeu de vista o outro...rapidamente o encontrou! Tinha ficado parado a olhar um dos arco-irís na parede antes ... o ratinho chamou-o e seguiram juntos mas aquele arco-irís tinha ficado na cabeça do ratinho...Não viam maneira de não ligar às paredes ... (só fechando os olhos, pensou um...) ... experimentaram usar só o faro e estava a resultar porque se conseguiam concentrar mais e sentir o cheiro da possível saída. Alguém acrescentou subitamente uma parede onde bateram com a cabecinha ... ficaram atordoados, e pensaram: "Então? Isto não foi o que vimos de cima!!". Siga pa frente é que é caminho ... Puuummm! Mais uma parede!! Desta vez separou os dois ratinhos ... ainda havia caminho a percorrer ... seguiram em direcções opostas, e o pensamento um no outro (embora aquele arco-irís tenha ficado gravado na cabecinha do ratinho). Deram voltas e voltas e vieram dar à mesma parede que os tinha separado! Cheiraram por baixo da porta e aperceram-se da presença um do outro atrás daquele engano. Um dos ratinhos teve uma ideia... "Vamos roer os dois juntos no cantinho, um de cada lado, vai resultar!" Começaram ... e nada, só deu para gastar energias e verem rapidamente que esta era uma solução impossivel ... ! Aparece do tecto água e comida ... seja bem vinda! Comeram e beberam até recuperar forças ... Outra ideia: " Saltamos bem alto, e batemos com a cabeça no tecto pode ser que consigamos abrir um buraco!" (ridículo não é?...mas era mais uma solução!!) um dos ratinhos parou e levantou a sobranselha, pensando: "Tá doido!!Eu não vou saltar porque tenho a certeza que não chego lá! Vou mas é comer...se ele conseguir..." O outro tentava ... tentava ... saltava cada vez mais alto porque ali não, não ía ficar... mas ele não conseguiu ... o que conseguia era cair e ir contra as paredes ...
Alguém cá de fora ouviu o barulho dentro da caixinha e abriu para ver o que se passava.
AAAAAHHHHH!! LIBERDADE!! Tiraram o ratinho desesperado de ver luz do dia! O arco-íris!! ...
O outro estava a comer, e a beber, parecia calmo ... deixaram-no continuar a experiencia .................
Tudo parou quando se apercebeu que estava sozinho...rapidamente reagiu, olhou à volta sentiu o frio na barriguinha, porque ali tambem nao ía ficar! Começou a percorrer todos os caminhos e com o pensamento insistentemente focado na saída, andou, andou, farejou, e chegou à porta ... LIBERDADE!!
Moral da história: Que bom que é podermos mudar o rumo da vida só com a vontade ... o resto vem depois!